O que é a fotografia Fine Art?

Fotografia Fine Art é a fotografia criada de acordo com a visão do artista como fotógrafo. Fotografia Fine Art contrasta com a fotografia representacional, tal como fotojornalismo, que fornece uma representação documental de determinados assuntos e eventos, literalmente representa a realidade objetiva, ao invés de incluir intenção subjetiva do fotógrafo; e da fotografia comercial, que o foco principal é o de divulgar produtos ou serviços.

História

Um historiador de fotografia  afirmou que “um dos primeiros expoente da “Arte” ou composição fotografia foi John Edwin Mayall, “que exibiu daguerrotypes ilustrando a Oração do Senhor em 1851″. Tentativas bem sucedidas para fazer fotografia de arte podem ser atribuídas a profissionais da era vitoriana, tais como Julia Margaret Cameron, Charles Lutwidge Dodgson, e Oscar Gustave Rejlander e outros. Nos EUA F. Holland DiaAlfred Stieglitz e Edward Steichen foram fundamentais na tomada da fotografia como arte, e Stieglitz foi especialmente notável na introdução de trabalhos em coleções de museu.

Até a década de 1970, vários gêneros predominaram, tais como; nus, retratos, paisagens naturais (exemplificado por Ansel Adams). A criação de celebridades nos anos 1970 e 80, como Sally Mann, Robert Mapplethorpe, Robert Farber, e Cindy Sherman, ainda dependia fortemente de tais gêneros.

Organizações americanas, tais como a Aperture Foundation e o Museu de Arte Moderna, tem feito muito para manter fotografia na vanguarda das belas-artes

Author: paulo