Perfil ICC

Aqui vão os perfis ICC dos papeis que usamos:

 

O que é um perfil ICC?

Um perfil icc é um pequeno arquivo (com a extensão .icc ou .icm) que é possível descrever como sendo o cartão de identidade de cor de um periférico ou da concordância papel/impressora; é ao gerenciar a integridade dos perfis de toda a cadeia gráfica(APN, digitalizador, tela, impressora/papel etc.) por meio de um sistema de gestão das cores que se obtêm os melhores resultados.

Como se obtém um perfil icc?

Partindo do princípio que apenas se pode dominar aquilo que se mede, um perfil icc é, portanto, o resultado da medida de um periférico (ou da concordância impressora/papel). Ferramentas como colorímetros ou espectrofotômetros medem um alvo composto por fragmentos de cor (de algumas dezenas a vários milhares) segundo condições de edição padrão; os resultados dessas medidas são analisados por softwares específicos que produzirão finalmente estes perfis ICC.

Como é que isso funciona?

Um sistema de gestão das cores (SGC) tem por objetivo fazer comunicar entre si todos os elementos da cadeia gráfica utilizando uma linguagem comum a todos, o modo de cor LAB incorporado em cada um dos perfis icc (o LAB é o modo que mais se aproxima da visão humana, expresso em valores absolutos). Como já vimos, a cadeia gráfica é composta por periféricos que não falam a mesma linguagem de cor (síntese aditiva RVB de um monitor e síntese subtrativa CMJN de um papel como melhor exemplo), o SGC converterá em cada etapa de tratamento (a maior parte das vezes de forma transparente para o usuário) os valores LAB incorporados em cada um dos perfis icc de todos os periféricos da cadeia, até à impressão final. O modo de cor LAB é a base principal da arquitetura ICC (International Color Consortium).

O que não é um perfil ICC?

Um perfil não é uma ferramenta de edição, esse arquivo é apenas a descrição das capacidades de cor de um periférico constatadas em um momento preciso e segundo condições de utilização precisas.(fonte: Canson Infinity)

 

Instaarts Papeis e utilização

 Perfil ICC (clique no perfil para baixar)

PhotoLuster Premium RC 310 g/m²
Impressão em Jato de tinta
ICC Profile Epson 9900
PhotoSatin Premium RC 270 g/m²
Impressão em Jato de tinta
ICC Profile Epson 9900
Rag Photographique 310 g/m²
Montagem de metacrilato e impressão fine art
ICC Profile Epson 9900
Canvas  310 g/m²
Montagem de Canvas
ICC Profile Epson 9900
 Impressão UV sobre Poliestireno  ICC Profile OCÉ Arizona
 Impressão UV sobre ACM  ICC Profile OCÉ Arizona

Calibragem de monitor

É frequente quando a imagem em um monitor é diferente da imagem impressa. Isto pode ser causado por o monitor ser demasiado brilhante, não calibrado ou hardware inadequado.

Para garantir a melhor semelhança possível entre o monitor e a impressão é necessário calibrar o monitor corretamente. Isto é melhor realizado utilizando uma ferramenta de calibração do monitor (colorímetro ou fotómetro espectral) ou com a ajuda de uma imagem de referência.

As configurações que são escolhidas durante o processo de medição são decisivas para garantir o gerenciamento de cores e vão se concentrar em questões como a temperatura, brilho ou cor da amostra e o espaço de cor.

Na maioria dos casos, as seguintes definições devem ser utilizadas:

  • A temperatura de cor de 6500 ° Kelvin Brilho 60-120 Candela / m² Gamma 2.2

Soft Proof

Se o monitor está configurado corretamente, é possível fazer uma simulação dos resultados  antes de imprimir. Esta simulação se chama “soft proof” em programas de gestão de cor. A prova eletrônica é entendida como uma exibição colorimétrica de dados de impressão digitais em um monitor calibrado e / ou com perfil de cores correto.

Este procedimento requer perfis ICC(international color consortium), as quais descrevem o substrato a ser impresso de acordo com as propriedades do material, e permitem uma simulação no monitor.

A prova eletrônica não só permite uma visualização dos resultados de impressão esperados, mas também, se necessário, a alteração de cores para o meio de impressão.

A prova digital no Adobe Photoshop funciona da seguinte maneira:

    1. Download ICC profile
    2. Instale o perfil no sistema operacional (in Windows – right click > profile install; in OS X – manual adjustment)
  1. Abra o Adobe Photoshop
  2. Abra o arquivo que vai ser simulado
  3. Menu > View > Proof Setup > Custom…
  4. Selecione o perfil em “Device to Simulate”
  5. Não selecione “Preserve RGB Numbers”
  6. Renderize  “Relative Colorimetric” with “Black Point Compensation”
  7. Opcionalmente você pode selecionar “Simulate Paper Color”
  8. Confirme o processo: OK
  9. Sempre avalie as suas cores em um modo tela cheia com um fundo cinza.

A prova eletrônica agora está ativada para a imagem. A combinação de teclas Ctrl + y troca entre ligado e desligado.

Também pode ser útil ver o aviso de gama de cores (SHIFT + CTRL + Y).

Isso destaca os tons que estão fora da área de impressão do papel. Isto faz com que seja possível optimizar gamas de cor maiores que a gama de cores do dispositivo de impressão particular.

Caminhos nos sistemas operacionais

Mac OS 9 MacintoshHD:/System Folder/ColorSync Folder
Mac OS X MacintoshHD:/Library/ColorSync/Profiles
Win 95, 98, 98se, ME C:/Windows/System/Color
Windows NT4 C:/winnt/system32/color
Windows 2000 C:/winnt/system32/spool/drivers/color
Windows XP, Vista, 7 C:/windows/system32/spool/drivers/color